AGV

Você já ouviu falar dos famosos AGV’s?

Provavelmente sim, estes AGVs, automatic guided vehicle ou veículos guiados automaticamente, podem funcionar ininterruptamente e com pouca intervenção humana.

As aplicações variam e essa flexibilidade em adaptá-los a diversas funções e aplicações, tem ganhado muito espaço em diversos segmentos.

OS ganhos com o uso de AGV’s variam muito, mas podemos citar alguns exemplos como:

– Aumento da produtividade:

Pois os produtos chegam com maior agilidade nos postos de trabalho, uma vez que podemos encurtar os caminhos, predefinindo as rotas e decidindo qual AGV vai atender a determinada demanda, pois os softwares de gerenciamento de frota podem verificar qual equipamento está mais próximo do objetivo para atender a demanda.

– Segurança no local de trabalho:

Uma vez que todo monitoramento de área é feito pelos scanners de área e softwares integrados no AGV.

– Redução dos custos operacionais:

Muitas vezes não conseguimos ver efetivamente quanto tempo perdemos em movimentação de material dentro da planta, um simples corredor interditado pode gerar um certo atraso na chegada da matéria prima. Os AGV’s inteligentes por exemplo, podem recalcular as rotas com muita rapidez e definir a melhor rota para chegar ao seu destino.

Os softwares de gerenciamento de frota também auxiliam no gerenciamento do nível de bateria dos mesmos, cuidando para que sempre tenhamos um AGV pronto para atender as solicitações.

Com os AGV’s realizando tarefas repetitivas como buscar pallet’s vazios ou abastecer determinado equipamento que necessitariam de preparação se realizado por um colaborador, conseguimos com isso focar a equipe em tarefas mais estratégicas para a empresa.

Todos os dados de deslocamento podem ser armazenados criando visibilidade para o processo, podendo assim facilitar as tomadas de decisão visando melhorias e redução de custos.

Existem diversos modelos de AGV’s para atender diversas demandas como: rebocadores, de transferência de carga, empilhadores, abastecimento, entre outros.

Gostou das informações ou quer saber mais?

Conte com a Contric, nós podemos auxiliá-los a entender qual seria a melhor solução para sua empresa.